quarta-feira, 17 de outubro de 2012

[Literaprosia] 5 Elegias

Capa 


5 Elegias é um livro de poemas escrito por Vinícius de Moraes e publicado em 1943. A primeira e a segunda elegias foram escritas em 1937, em Itatiaia, lugar onde Vinícius passou os seus melhores dias, segundo o próprio. A terceira elegia – “Desesperada” – se tornou um drama lírico e foi finalizada em Oxford, no final de 1938. A quarta elegia, que durante um longo tempo se seguiu inacabada - até os últimos minutos -, foi escrita no Rio de Janeiro e concluída em 1943.

Quanto à última elegia, bem, esta foi escrita em Londres enquanto Vinícius observava o dia nascer sobre os telhados do Chelsea. É um misto de inglês e português que, segundo ele, é resultado da experiência e do lugar onde viveu, portanto, um linguajar que se formou de forma espontânea. Essa foi a elegia que menos gostei, talvez pela dificuldade em compreendê-la. Não apenas pela mistura de idiomas, mas também pelas palavras inventadas e sem chave morfológica possível. Vinícius classificou esse poema como “a maior aventura lírica da minha vida”. E talvez tenha sido mesmo, afinal, tentativa de parecer original não lhe faltou.

O exemplar que li é datado de 1943, portanto obra rara, já que no momento de seu lançamento foi feita uma tiragem de apenas 300 exemplares. O livro foi um verdadeiro marco na poesia brasileira do século XX, pois representou a transição do misticismo para a realidade do dia-a-dia. Eu recomendo a leitura, afinal, foi escrito por um de nossos maiores gênios. Consequentemente o livro não deixa de ser genial.

A elegia que mais me agradou foi a dita Desesperada, onde o poeta clama por piedade. Se quiser ler um trecho, é só clicar AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!