quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Literaprosia] Feridas da alma

Os sofrimentos emocionais que atravessam todas as épocas da humanidade e atingem pessoas de todas as classes sociais são o tema deste livro do Pe. Reginaldo Manzotti. Em Feridas da alma, o padre tenta nos mostrar a chave para solucionar as maiores angústias enfrentadas pela sociedade atual. Segundo ele, a resposta está em nós mesmos, em nossa decisão de aceitar a mão que Jesus Cristo nunca deixa de nos estender. "Seja guiado por Sua Palavra. Dê uma chance a si mesmo", escreve.

O motivo que me levou a comprar este livro é o fato de eu sofrer com uma dor que é invisível aos olhos, mas que causa grandes problemas. Não é segredo para você, leitor, que eu sofro de depressão e pânico, então toda e qualquer ajuda para superar o mal será sempre bem-vinda. São doenças tão antigas quanto a humanidade e ele demonstra isso usando passagens bíblicas.

O livro, que é de leitura simples, está dividido em três partes: diagnóstico, superação e cura. Na parte do diagnóstico, ele conta com a ajuda de especialistas para comentar os mais diversos tipos de transtornos psicológicos e alerta para a necessidade de acompanhamento médico. Nas partes de superação e cura ele foca o discurso para a religiosidade e aponta saídas sempre embasado na fé. Nesse sentido, o livro perdeu a graça para mim a partir de sua segunda parte. Não que eu não acredite em milagres ou não creia em Deus, do contrário, eu creio embora não tenha uma religião definida. Mas os conselhos dele para a cura passaram a ser: seguir os mandamentos, prestar atenção no que diz as bem-aventuranças, ir à missa aos domingos, sentar à mesa durante as refeições, etc, etc. Ah, tem passagens que simplesmente não entendo os motivos de estarem ali, como a parte em que ele tenta explicar que católicos não adoram imagens. Mas, bem, o que eu poderia esperar? Afinal, foi escrito por um padre!

Entre o 'gostei' e o 'não gostei', a segunda opção está praticamente gritando. Mas, enfim, a fé é necessária para nos ajudar a superar nossas dores, então se você busca um pouco da sabedoria de Deus para superar as doenças da alma, esta é uma opção, digamos, interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!