quarta-feira, 24 de julho de 2013

[Literaprosia] Dom Casmurro

A capa resume bem a história
Acabo de ler mais uma obra clássica da literatura brasileira, “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Nesta obra, Machado de Assis apresenta a história de Bentinho, o Dom Casmurro, que relembra sua vida e seu amor por Capitu. Clássico do realismo, Dom Casmurro aborda com sutileza a questão do ciúme e do adultério.

Essa é, com certeza, uma das maiores obras-primas da ficção brasileira e o livro de Machado de Assis que mais gostei de ler. Dom Casmurro funciona como uma crítica à sociedade brasileira do século XIX, com Capitu representando as mulheres e os pobres, categorias, na época, marginalizadas no Brasil.

O livro trata dos ciúmes excessivos de Bentinho – o Dom Casmurro – para com o seu amor de infância, Capitu, descrita no livro como a garota “dos olhos de ressaca”. O personagem principal chega a condená-la e castigá-la por adultério, sem direito a defesa, apenas baseado em situações “duvidosas” que ele mesmo presenciou, como o dia em que Capitu lança um intenso olhar para o corpo de seu finado amigo Escobar. A grande questão é: Capitu cometeu ou não adultério com Escobar? Nunca saberemos, pois a história é contada através dos olhos de Bentinho, o marido excessivamente ciumento.

Por toda a obra, Machado de Assis lança pistas sobre a malícia e habilidade de Capitu; ele nos dá sugestões, mas nunca confirmações, de modo que nunca sabemos se devemos ou não acreditar nas palavras de Bentinho.

“Abane a cabeça, leitor; faça todos os gestos de incredulidade. Chegue a deitar fora este livro, se o tédio já o não obrigou a isso antes”.

Machado de Assis foi novamente muito inteligente ao fazer um livro de memórias escrito pelo próprio personagem, pois, dessa forma, não só suas virtudes, mas todos os seus defeitos também ficaram expostos. Pense: quantos dos nossos personagens favoritos ofereceriam veneno ao próprio filho? Pois é. E, passados alguns anos, com a notícia do falecimento do filho, é capaz de dizer: “Apesar de tudo, jantei bem e fui ao teatro”.


Leitura recomendada!

Um comentário:

  1. Um livro excelente, com certeza! E bem intimista, eu diria até, bem nas entrelinhas! É como se a trama se narrasse do ponto de vista de Bentinho. O que deixa-nos a saborear todos os tons que a imaginação nos permitir! :) Grande Machado!

    ResponderExcluir

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!